Convocatória Aberta 2025 dinamiza projetos que fortalecem educação, ciência e inovação na cidade
Convocatória Aberta 2025 dinamiza projetos que fortalecem educação, ciência e inovação na cidade
A Convocatória Aberta 2025, promovida pela Câmara Municipal do Porto, com coordenação da Porto Digital, e com apoio do Porto Innovation Hub e ScaleUp Porto, volta a impulsionar iniciativas que fortalecem o ecossistema educativo e científico do município. Entre os projetos selecionados encontra-se uma nova edição da iniciativa “Cientista Regressa à Escola”, desenvolvida pela associação Native Scientists, que regressa ao Porto com uma intervenção alargada e enriquecida pela integração de uma componente tecnológica.
A Convocatória Aberta 2025, promovida pela Câmara Municipal do Porto, com coordenação da Porto Digital, e com apoio do Porto Innovation Hub e ScaleUp Porto, volta a impulsionar iniciativas que fortalecem o ecossistema educativo e científico do município. Entre os projetos selecionados encontra-se uma nova edição da iniciativa “Cientista Regressa à Escola”, desenvolvida pela associação Native Scientists, que regressa ao Porto com uma intervenção alargada e enriquecida pela integração de uma componente tecnológica. O apoio concedido permite dar continuidade ao trabalho iniciado no ano letivo de 2023/24, aprofundando o propósito central do programa: aproximar a ciência das crianças do 1.º ciclo, em particular daquelas que frequentam escolas situadas em contextos socioeconómicos vulneráveis. A iniciativa promove encontros entre alunos e cientistas que, na maioria dos casos, estudaram nas mesmas escolas ou cresceram nos mesmos territórios, criando uma identificação direta que motiva, inspira e contribui para reduzir desigualdades no acesso à ciência. Esta relação de proximidade reforça a literacia científica e estimula competências como a curiosidade, o pensamento crítico e o interesse pelo estudo. Assente em metodologias de Educação Circular e Capital de Ciência, o projeto desenvolve um percurso de aprendizagem continuado ao longo do ano letivo. As atividades incluem sessões preparatórias com docentes, formação de cientistas em comunicação de ciência para crianças, oficinas em sala de aula, momentos de reflexão posterior e a utilização de materiais pedagógicos como a Caderneta de Cientistas. Na presente edição, apoiada pela Convocatória Aberta 2025, será também apresentada uma nova plataforma digital de recursos para ensino experimental de ciências, que disponibilizará conteúdos e ferramentas de apoio às práticas educativas.
As oficinas estão previstas para seis escolas do município - Escola Básica da Vilarinha, Escola Básica do Cerco, Escola Básica do Lagarteiro, Escola Básica das Condominhas, Escola Básica da Pasteleira e Escola Básica da Torrinha - abrangendo alunos entre os 6 e os 10 anos. O programa prevê envolver cerca de 200 crianças, capacitar 4 cientistas portuenses e integrar 8 docentes na implementação das atividades. A primeira sessão irá acontecer no próximo dia 28 de novembro, na Escola Básica da Vilarinha. Esta iniciativa contribui também para que a cidade do Porto reforce o contributo para a meta nacional de garantir que, até 2030, todas as crianças conheçam pelo menos um cientista antes de concluírem o 1.º ciclo. A Convocatória Aberta 2025 reafirma, assim, o compromisso do município com a inovação educativa, a inclusão e a promoção do conhecimento científico, apoiando projetos que aproximam a comunidade escolar de percursos inspiradores e de oportunidades de futuro.
A primeira atividade da Convocatória Aberta 2025, referente aos eixos de inovação, experimentação e empreendedorismo (Eixo 1 e 2) arrancou no início de outubro com a realização da Porto Tech Hub Conference. A conferência, que assinalou o seu 10.º aniversário, reuniu cerca de 1 600 participantes, 32 empresas patrocinadoras e 53 oradores nacionais e internacionais, afirmando-se como o maior encontro tecnológico da região Norte. Os debates dedicados à inteligência artificial, cibersegurança, design ético e cultura tecnológica reforçaram o dinamismo do ecossistema de inovação da cidade e evidenciaram o compromisso do município em apoiar iniciativas que promovem conhecimento, talento e inovação. A Convocatória Aberta é um instrumento concebido para impulsionar a inovação e a transição digital na cidade, desafia o ecossistema local a desenvolver soluções e atividades que tornem o Porto mais dinâmico, conectado, criativo e sustentável. Transformando a cidade num laboratório vivo, a iniciativa reúne startups, empresas, instituições académicas e criativos na cocriação de soluções inovadoras para desafios reais, fortalecendo a comunidade de inovação. É possível consultar as restantes atividades selecionadas no âmbito da Convocatória Aberta 2025 aqui:
https://convocatoriaaberta.porto.digital/pt/convocatoria/