Sobre
A Porto Digital é uma associação privada sem fins lucrativos.
sobre
Foi criada em 2004 e possui atualmente como associados o Município do Porto, Universidade do Porto (UP) e a empresa Metro do Porto. A Associação Porto Digital tem como principal objetivo a promoção de projetos na área das tecnologias digitais no contexto da cidade do Porto e da sua área metropolitana, assim como o desenvolvimento de projetos nas áreas relacionadas com a inovação e experimentação.
missão
Procuramos contribuir para serviços públicos melhores e mais eficientes, com um impacto real na qualidade de vida dos cidadãos, assentes num desenvolvimento sustentável, através da Inovação e Transição Digital como aceleradores da transformação da cidade.
Toolbox para a Inovação e Transição Digital do Porto
objetivos
objetivos
Melhorar a qualidade da educação e da formação, em particular através do aumento da utilização das TIC em todos os níveis de escolaridade, e contribuir para a redução do fosso digital
Promover a adopção de tecnologias que reduzem a burocracia e aumentam a integração e a eficiência dos serviços municipais;
Desenvolver procedimentos inovadores de contratação pública;
Impulsionar o ecossistema de empreendedorismo da cidade, e a inovação tecnológica e social;
Promover a inovação aberta e a fertilização cruzada de ideais entre as várias partes interessadas e actores da cidade;
Impulsionar a cidade como um laboratório vivo.
Melhorar a qualidade da educação e da formação, em particular através do aumento da utilização das TIC em todos os níveis de escolaridade, e contribuir para a redução do fosso digital
Promover a adopção de tecnologias que reduzem a burocracia e aumentam a integração e a eficiência dos serviços municipais;
Desenvolver procedimentos inovadores de contratação pública;
Impulsionar o ecossistema de empreendedorismo da cidade, e a inovação tecnológica e social;
Promover a inovação aberta e a fertilização cruzada de ideais entre as várias partes interessadas e actores da cidade;
Impulsionar a cidade como um laboratório vivo.
Conselho de Administração
Presidente
Filipe Manuel Ventura Camões de Almeida Araújo
(Câmara Municipal do Porto Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente)
Administrador Executivo
Paulo Filipe Gonçalves Calçada
Vogal
Fernando Manuel Augusto da Silva (Universidade do Porto)
Miguel de Miranda Cabral Dias Gomes (Câmara Municipal do Porto)
Pedro Manuel de Azeredo Ferreira Lopes (Metro do Porto)
Mesa da Assembleia Geral
Presidente
Professor Doutor António Sousa Pereira (Universidade do Porto, Reitor)
1º Secretário
Adolfo Manuel dos Santos Marques de Sousa
2º Secretario
Jorge Miguel Osório de Castro Ribeiro Pinheiro de Magalhães
Conselho Fiscal
Presidente Rui Manuel Pinto Couto Viana (Universidade do Porto, Professor)
Vogal
Ricardo António Beato de Carvalho
Susana Catarina Iglésias Couto Rodrigues de Jesus
Revisor Oficial de Contas
Efetivo
Susana Catarina Iglésias Couto Rodrigues de Jesus (ROC nº 1338)
Suplente
António Magalhães & Carlos Santos Sociedade de Revisores Oficiais de Contas, representada por António Monteiro de Magalhães (ROC nº 179)
Objetivos:
— Desenvolver a infraestrutura tecnológica digital e de comunicações, assim como ferramentas de apoio ao desenvolvimento de processos e ações de inovação aberta e cocriação, no sentido de garantir a implementação de políticas e serviços públicos eficazes com impacto no aumento da qualidade de vida.
— Promover os direitos digitais dos cidadãos e a utilização de dados disponibilizados pelos serviços municipais, por cidadãos, empresas e por todos os que vivem na cidade, potenciando a criação de conhecimento e o desenvolvimento de uma gestão aberta e transparente.
— Apoiar empreendedores na transformação de desafios em oportunidades de negócios inovadores e no processo de crescimento e internacionalização, procurando garantir um desenvolvimento sustentável.
Associados
Canal de Denúncias
O Canal de Denúncias permite a apresentação de denúncias, internas ou externas.
As denúncias internas abrangem as comunicações verbais ou escritas de informações sobre as infrações cometidas no interior da Porto Digital.
Consideram-se denúncias externas, as comunicações verbais ou escritas de informações sobre as infrações reportadas ao Município do Porto, enquanto autoridade competente, nos termos e para os efeitos do previsto no artigo 12º da Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro.
O Canal de Denúncias é um meio de comunicação seguro e possibilita o anonimato das denúncias.
Assume um carácter, essencialmente, preventivo e baseia-se num sistema de gestão de denúncias desenhado para garantir a confidencialidade ao longo de todo o processo.
Assim, os denunciantes, desde que observem as condições previstas no Regime Geral de Proteção de Denunciantes de Infrações, aprovado pela Lei n.º 93/2021, de 20 de dezembro beneficiam da proteção legalmente conferida, nomeadamente a proibição de atos de retaliação.
A identidade do denunciante só será divulgada em decorrência de obrigação legal ou de decisão judicial.
Tecnologia