Pop-Up do Futuro transforma Bombarda num laboratório criativo da cidade

set 2025
Tecnologia
set 2025
Tecnologia
SHARE

Nos próximos dias 26 e 27 de setembro, Bombarda vai transformar-se num verdadeiro laboratório criativo e urbano com a realização da Pop-Up do Futuro, uma iniciativa integrada no projeto Bombarda Digital.

Nos próximos dias 26 e 27 de setembro, Bombarda vai transformar-se num verdadeiro laboratório criativo e urbano com a realização da Pop-Up do Futuro, uma iniciativa integrada no projeto Bombarda Digital.

Durante dois dias, o coração do bairro transforma-se num palco vibrante com uma programação diversificada que atravessa dez espaços comerciais locais, unindo arte, tecnologia, criatividade e comunidade. Os visitantes poderão explorar instalações e experiências interativas, assistir a concertos, performances artísticas e DJ sets, participar em atividades lúdicas para crianças e jovens, juntar-se a conversas sobre os “sistemas do futuro” e experimentar micro-workshops de competências digitais para todas as idades. Será uma experiência híbrida, onde o comércio tradicional se cruza com novas camadas digitais.

Um dos grandes destaques do projeto Bombarda Digital será o lançamento de dez instalações de realidade aumentada, desenvolvidas em colaboração com os artistas Diogo Cottim, André da Loba, Diogo Matos, Projeto Ruído e Mariana Malhão, que permanecerão disponíveis para visita ao longo dos próximos meses. Cada obra estará ligada a um valor identitário do Quarteirão de Bombarda, refletindo o caráter único e alternativo do território, ao mesmo tempo que o projeta para o futuro através de linguagens digitais e experimentais. Mais do que um simples evento cultural, a Pop-Up do Futuro assume-se como uma plataforma de encontro entre residentes, visitantes, comerciantes e a comunidade
criativa da cidade, consolidando Bombarda como um espaço de inovação, experimentação e diversidade. Com esta iniciativa, o Porto reafirma o compromisso de promover projetos que unem arte, tecnologia e comércio local, valorizando a vitalidade urbana e incentivando novas formas de participação cidadã. A Pop-Up do Futuro integra o Bombarda Digital, um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, liderado pelo Município do Porto em parceria com a Porto Digital, a Associação Quarteirão Criativo e a AHRESP.

Propondo uma experiência inspiradora, esta iniciativa reforça a identidade criativa da cidade e abre novas perspetivas sobre a integração da inovação tecnológica na vida cultural e quotidiana. A participação é gratuita e todas as pessoas estão convidadas a descobrir, experimentar e viver o futuro em Bombarda.

Programa Pop-Up do Futuro


Sexta, 26 setembro
• 19h do dia 26 às 20h do dia 27 – Manifesto Luminoso no L de Luz -Instalação de João Ferreira (Lawless) que transforma luminárias em manifesto de luz e som sobre sustentabilidade.

• 19h00–21h00 – Jam Session Sensorial no Sabores do Sebouh – Minus & MRDolly ligam alimentos e utensílios a batidas e loops numa orquestra coletiva.

• 20h00–21h00 – A uto/distopia do Homem-Máquina no Café Célia –Performance musical e manifesto de Cody XV com cenografia de Diogo Mendes.

Sábado, 27 setembro
• 10h30–13h00 – Superficiário no Martim Cópias – Arquivo coletivo de
superfícies do bairro com scanners portáteis e instalação visual em tempo real.

• 11h00–12h30 – Drawbots – Robots que desenham na Simphonia das Letras – Oficina infantil de eletrónica criativa para construir robôs que desenham.

• 14h30–16h30 – Do 2D ao 3D no Peso Real – Oficina para transformar desenhos em objetos impressos em 3D.

• 15h00–16h30 – Conversa com a Manufactura Independente no Gato Vadio – Publicação digital, dados e cidadania em diálogo, moderado por Rossana Mendes Fonseca.

• 16h00–19h00 – Mural do virtual ao real na Circus Network – Workshop de pintura mural com VR e execução ao vivo por Diogo Cottim e Marco DTLS.

• 17h00–18h00 – Sessão sobre Inteligência Artificial e Criação Artística na Stay Wise / Bardo Creative Ground – Debate sobre IA generativa, ética e criatividade.

• 20h00–20h45 – Concerto de Angélica Salvi na Galeria Fernando Santos – Showcase de harpa contemporânea e eletroacústica que encerra a programação.